Teatro – Correspondência a Três

correspondencia.jpg

Já documentada em livro com o mesmo título, Correspondência a Três, que fala sobre o triângulo poético-amoroso entre três dos maiores poetas do século XX: Pasternak, Rilke e Tsvetaieva, sobe agora ao palco, numa encenação de Inês de Medeiros.

Resultado de uma breve, mas intensa, correspondência entre Rainer Maria Rilke, poeta checo de expressão alemã a viver na Suíça, Boris Pasternak, poeta russo então revolucionário a viver em Moscovo, e Marina Tsvetaieva, poetisa russa a viver em França – pessoas que mal se conhecem e nunca se vão encontrar –, nasce um dos mais estranhos triângulos poético-amorosos, pleno de arrebatamentos e lirismo. Corria o ano de 1926 e durante meia dúzia de meses, os três poetas trocam uma correspondência apaixonada formando um estranho triângulo amoroso.

Boris Pasternak está em Moscovo tentando afirmar-se como poeta numa Rússia pós-Revolução. Marina Tsvetaieva vive na miséria exilada em França, e Rainer Maria Rilke está a morrer lentamente na Suíça.

Se a admiração e o respeito entre eles como poetas é real e concreta, a relação amorosa que se estabelece entre estas três pessoas é profundamente marcada pela distância e a ausência de contacto. Apesar da esperança de um dia se encontrarem estar sempre presente nas cartas, esta confrontação é sempre adiada ora por um ora por outro, como se ela viesse impor uma realidade que nenhum deseja.

O projecto de levar à cena estes textos nasce da vontade de dar um corpo (esses corpos que nunca se cruzaram) a três vozes, três miragens dominadas por um desejo de amar capaz de abolir as distâncias, a ausência e a solidão, mas também exigente, impulsivo e egoísta, revela Inês de Medeiros, que para além de encenar também dá corpo a Marina Tsvetaieva.

(…)

Para além de Inês de Medeiros, sobem a palco Cláudio da Silva e Amândio Pinheiro, que interpretam Rainer Maria Rilke e Boris Pasternak, respectivamente.

A peça sobe ao palco do Pequeno Auditório do CCB nos dias 13, 13 e 14 de Abril, às 21h, e dia 15, às 16h. Não percas!

in Lx-Jovem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: