Escritor Mário Cláudio distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira 2008

marioclaudio.jpg

Escritor Mário Cláudio distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira 2008

“O escritor portuense Mário Cláudio foi galardoado pela Universidade de Évora com o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2008, anunciou hoje a instituição de ensino.

O prémio, criado em 1997 para distinguir anualmente ensaístas e/ou romancistas de língua portuguesa, vai ser entregue em cerimónia pública na sala de actos da instituição, no dia 1 de Março, aniversário da morte de Vergílio Ferreira.

A atribuição do prémio deste ano ao escritor Mário Cláudio foi decidida por unanimidade pelo júri, composto pelos professores universitários José Alberto Gomes Machado (Évora, presidente), José Carlos Seabra Pereira (Coimbra), Isabel Allegro de Magalhães (Nova de Lisboa) e Elisa Nunes Esteves (Évora) e pela jornalista e critica literária Clara Ferreira Alves.

A academia de Évora homenageia Mário Cláudio como um “nome cimeiro das letras portuguesas”, lembrando que o escritor foi considerado por Vergílio Ferreira “um dos nomes mais promissores da sua geração”.

Referência da literatura portuguesa, Mário Cláudio é o pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido a 6 de Novembro de 1941.

Começou o curso de Direito em Lisboa e terminou-o em Coimbra (1966), onde viria a diplomar-se novamente, em 1973, com o Curso de Bibliotecário-Arquivista.

Com obras traduzidas em inglês, francês, castelhano, italiano, húngaro, checo e servo-croata, Mário Cláudio foi condecorado com a Ordem de Santiago de Espada e, em 2004, recebeu o Prémio Pessoa.

Nas edições anteriores, o Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído a Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Agustina Bessa Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães e Vasco Graça Moura.

O galardão visa dar projecção e visibilidade às obras de ficção ou ensaio dos autores escolhidos e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.”

in Publico

Para mais informações sobre o autor podem dar uma espreitadela aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: