Visita à livraria Byblos

Finalmente consegui dar um saltinho à livraria Byblos! E devo dizer que conseguiu superar as minhas expectativas :p

Primeiro foi um bocadinho difícil dar com o sítio, porque no site da livraria não encontrei aqueles mapas muito úteis de como ir ter, assumi então que devia ser no interior do Centro Comercial das Amoreiras. Mas pelos vistos não é, tem de se dar umas voltinhas que as senhoras das informações do centro vos podem indicar (devem receber muitas vezes perguntas como a minha).

Lá dentro, a livraria é um sonho… dois andares cheios de livros, vários sofás muito confortáveis a convidar à leitura e uma música ambiente muito agradável, no volume certo…

Para além disto, é extremamente espaçosa, com diversos expositores que nos chamam a atenção para os títulos em destaque e a maneira como está organizada não é nada confusa (não cheguei foi a experimentar o famoso sistema de procura de livros, embora tenha visto vários ecrãs para esse fim).

Quanto aos títulos, houve imensos que me chamaram a atenção, primeiro li de uma ponta à outra (shame on me), um livro de BD de uma cartoonista que não conhecia e que achei delicioso (embora totalmente feminista), Maitena, de quem deixo uma das tiras (esta sobre o género de prendas que os homens costumam oferecer):

maitena-001.jpg

Depois encontrei um livro para crianças, com gravuras da Sarah Kay, que me fez recuar até a minha infância, quando a minha mãe me comprou e preencheu uma caderneta de cromos lindíssima desta desenhadora

sarah-kay-blog.jpg

Sinopse
Neste álbum, Sarah Kay dá muitos conselhos e ensina trabalhos manuais e receitas para cada época do ano. As maravilhosas personagens de Sarah Kay ilustram este livro e guiam a criança através das estações do ano.

Ao longo de um ano, Sarah Kay dá-te muitos conselhos e ensina-te trabalhos manuais e receitas que poderás partilhar com a tua mãe e até com a tua avõ.

As maravilhosas personagens de Sarah kay ilustram este livro e guiam-te através das estações do ano.” In Byblos

Apesar de no site estar marcado a 11€, na livraria estava a apenas 5€. Feita parva não aproveitei, mas amanha volto lá :p

Depois há os clássicos, uma edição do D. Quixote de La Mancha com gravuras a carvão pelo Salvador Dali, a Ilíada e a Odisseia, os livros de Jane Austen (que ando mortinha por experimentar), o Fausto…

9789722027953.jpg

9789727951185.jpg

9789727950607.jpg

9789727085552.jpg

Gostei também de ver uma secção bem destacada dedicada apenas a literatura de viagens, estilo que aprecio bastante e onde encontrei dois volumes dos famosos descobridores portugueses Capelo e Ivens, livros que fazem parte da minha lista de volumes a ter (e obviamente ler), uma vez que para além de gostar do tema em si, tive a oportunidade de lidar com algumas cartas originais quando estive aqui há uns bons anos no Programa Ciência Viva, no Herbário do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.

180px-capelo_and_ivens.jpg

E apesar de ser dia da semana, em horário de trabalho para a maioria das pessoas, estava bastante gente na livraria (mas não ao ponto de se tornar desconfortável) pelo que penso que este projecto tem bastante para triunfar, embora a livraria Portugal no Chiado e a Lura dos Livros em Tavira, no Algarve, continuem a ser as minhas livrarias de eleição :p

Conclusão: aconselho!

10 comentários

  1. Janeiro 30, 2008 às 10:22 am

    Fiquei curiosa! É tão bom estar num sítio agradável rodeada de livros 🙂

  2. tanialucas said,

    Janeiro 30, 2008 às 10:31 pm

    Hoje tive de repetir a experiência :p é de facto um espaço onde me sinto muito bem…

  3. Llyra said,

    Fevereiro 20, 2008 às 8:02 pm

    Olá!:)

    Eu ainda só consegui ir à Byblos 2 vezes, mas das duas tive de trazer alguma coisa! Os livros são uma tentação demasiado grande! 😛

    Quanto à localização, já reparei que muita gente pensa ser no interior das amoreiras. Uma vez organizámos um encontro do Bookcrossing lá e eu fiz este mapinha para explicar onde era: http://llyra.wordpress.com/2008/01/11/encontro-bc-de-19-janeiro-2008/ pode ser que dê jeito a quem venha ter a este blog à procura da localização. 😉

    BTW, reparei que o meu blog consta nos links deste, por isso vou retribuir a simpatia e acrescentar no meu um link aqui para a Laura dos Livros, que é um blog a visitar! 🙂

    Keep the good work!

  4. Llyra said,

    Fevereiro 20, 2008 às 8:05 pm

    Ups, queria dizer “A Lura dos Livros”. Sorry…

  5. tanialucas said,

    Fevereiro 23, 2008 às 4:36 pm

    Obrigada pelo comment e por me adicionar aos links. Gosto também bastante do bookshelf, principalmente porque como o meu, tem os livros como tema central :p

    A byblos é mesmo uma perdição e penso que esse mapinha vai dar jeito a muita gente, ou isso ou fazer como eu e perguntar nas informações do centro :p elas explicam à mesma o caminho…

    Entretanto, como reparei que somos “colegas” daquela surreal faculdade que é o IST, bom inicio de semestre :p

  6. Llyra said,

    Fevereiro 24, 2008 às 6:09 pm

    Um bom início de semestre também para ti! 🙂
    (Ah, como é bom ver que não sou a única a achar o IST “surreal”… :P)

  7. Joana Pinto said,

    Junho 10, 2008 às 2:43 pm

    Bom, para quem mora em Coimbra a Byblos é um lugar difícil de visitar…Ainda por cima não sendo servida de Metro, mais difícil se torna ir, pois quando vou a Lisboa tenho osminutinhos contados…
    Vou tentar ir nas férias, porque pela tua descrição só pode ser muito bom sentar, escutar e ler naquele lugar… =)

  8. tanialucas said,

    Junho 13, 2008 às 6:48 pm

    Para Joana Pinto

    Vale realmente a pena uma visita com tempo e calma, e já agora outros locais emblemáticos em termos de livros em Lisboa são as livrarias da Baixa e os alfarrabistas do Carmo, onde aconselho também uma visita :p

  9. Silvana said,

    Dezembro 28, 2008 às 4:37 pm

    Gostaria muito de ler Um ano com Sarah Key, pois lembra muito de minha infância.
    Me informem onde posso conseguir.

    Sil
    Brazil

    • tanialucas said,

      Janeiro 3, 2009 às 12:44 pm

      Para Silvana:

      Como comprei em Portugal, é dificil indicar uma livraria, mas podes tentar o e-bay…

      Cumprimentos
      Tânia Lucas


Deixe uma Resposta

