“A História Interminável” de Michael Ende

9789722317368_12296832211

Em relação a este livro, devo começar por dizer que em criança era uma grande fã do filme. O livro fui encontrá-lo numa prateleira de um alfarrabista que existia no Rossio, junto ao Coliseu, e que infelizmente já fechou… A coincidência engraçada é que o livro começa exactamente assim, com Bastian (o personagem principal) a roubar (como é obvio eu comprei) exactamente o livro da história interminável num alfarrabista.

Em relação à história em si, adorei. É difícil fazer um resumo sem contar toda a história e estragar a surpresa, no entanto, posso dizer que este foi um livro que tive pena de não ter lido enquanto criança, porque é um verdadeiro livro de histórias encantadas de príncipes e princesas, dragões e guerreiros. Mas é muito mais que isso e lendo-o enquanto adulta permitiu-me compreender a verdadeira mensagem do autor.

Basicamente este é um livro que nos recorda de sermos crianças e da magia que se perde à medida que vamos crescendo porque nos afastamos de “Fantasia”. Ensina-nos também que devemos ter muito cuidado com os nossos desejos e ambições. Bastian segue de desejo em desejo em busca do seu verdadeiro caminho. Também nós nas nossas vidas definimos objectivos que vamos alcançando, e no fundo, os nossos objectivos não são muito diferentes dos de Bastian: força, coragem, admiração, beleza, inteligência, poder… e tal como Bastian, muitas vezes o alcançar dos nossos objectivos não nos trás o que esperamos e apenas nos faz querer mais e mais fazendo-nos trair aqueles que mais gostamos e esquecer aquele que deve ser o nosso maior desejo: o desejo de amar e é exactamente essa a grande mensagem do livro.

Em relação a isto, o aviso que o escritor nos deixa é que, à semelhança de Bastian, podemo-nos perder pelo caminho e acabar na cidade dos antigos imperadores, ou seja, esquecermo-nos de quem realmente somos e dedicarmo-nos obsessivamente a actividades desprovidas de verdadeiro sentido (não vos recorda por vezes a obsessão com o trabalho?!)…

Este é de facto um livro fantástico, que nos faz sonhar e repensar a nossa atitude no mundo. Aconselho muito!

10 comentários

  1. Abril 19, 2009 às 2:46 am

    Conheço a obra que é mesmo um achado. Mas parei um pouco para te dizer que este é um blog aconchegante e agradável, que acompanho com regularidade. Foi muito bom te reler. Abraços. Domingos.

    • tanialucas said,

      Maio 31, 2009 às 6:57 pm

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços
      Tânia Lucas

  2. Rui Silva said,

    Abril 23, 2009 às 1:09 pm

    Maravilhoso livro de Michael Ende, que nos fala mais da Imaginação do que da Fantasia (não sei qual é o termo usado no original, penso que em alemão). Bastian entra no livro, que no fundo é ele próprio, e faz nascer em si Atreiu, uma parte de si, que se encontrava adormecida. Um tesouro, esta História Interminável. Um livro que, penso eu, deveria fazer parte do curriculo escolar.

    • tanialucas said,

      Maio 31, 2009 às 6:53 pm

      Concordo, este livro deveria fazer parte do curriculo escolar. Certamente faria nascer o gosto pela leitura em muitas crianças.

      Em relação às personagens, nunca tinha pensado em Atreiu como uma parte de Bastian, mas é uma abordagem muito interessante…

      Abraços
      Tânia Lucas

  3. feio said,

    Outubro 8, 2009 às 3:21 pm

    feios

  4. Alexandra said,

    Novembro 9, 2009 às 7:33 pm

    Olá a todos.
    Eu sou uma aluna do secundario e a minha professora de portugues mandu-nos escolher um livro para lermos e mais tarde apresentarmos algo sobre ele, nao conheço este autor, mas pelo que li, parece ser bastante intressante! Vou le-lo pelas ferias de natal em principio, espero nao me arrpender da escolha =P

    Abraço, Alexandra

  5. ines said,

    Dezembro 11, 2010 às 1:58 pm

    Tal como a alexandra disse em 2009, eu estou a pensar ler o livros nas férias de natal e apresentá-lo depois em português, mas gostava de saber se o livro tem ou não muitas páginas…não é que não o consiga ler, é só que tenho uns trabalhos para fazer e não sei se teria tempo para ler o livro e o perceber como deve ser … pedia por isso que me dissessem quantas páginas mais ou menos tem o livro!

    Muito obrigada!! Agradecia uma resposta o mais depressa possível!

  6. Xana said,

    Janeiro 13, 2011 às 1:19 am

    Olá!
    Descobri hoje o seu blog, e devo dizer-lhe que já está nos meus favoritos:)
    Quando me deparei com este post foi impossível não comentar, Historia Interminável é o livro da minha vida,li-o com 15 anos e ainda hoje me lembro de como os meus olhos brilhavam quando o lia.Não o voltei a ler mas depois de ver o seu post sem dúvida que o irei ler novamente, e sei que desta vez será diferente,pois já será lido através de uma visão adulta…

    P.S-Já agora aproveito para recomendar um outro livro do mesmo autor, “Momo” é também um livro igualmente inesquecível.

    Parabéns pelo Blog

    Xana Almeida

    • Antônio said,

      Junho 1, 2011 às 11:56 pm

      Que nome provocante vc tem Xana….

  7. cristiana said,

    Outubro 5, 2011 às 6:36 am

    bom dia eu tenho 13 anos e passei pelo site e devo.vos dizer que estou a ler a historia interminavel para um trabalho da escola e ja gostei muito de ler apenas e so as 19 paginas devido ao trablho escolar…

    nao sei quem e o autor do blog mas desejo lhe muitas felicidades e vontade de continuar com o blog


Deixe uma Resposta

