“A maldição dos faraós” de Elizabeth Peters


Terminei à uns dias “A maldição dos faraós” de Elizabeth Peters. A razão pela qual decidi experimentar este livro teve a ver com a minha curiosidade pelo antigo Egipto e pela necessidade de ler livros que me absorvessem e me fizessem deixar de pensar nos problemas do trabalho, papel que esta obra desempenhou na perfeição. Li o livro num tempo recorde, tendo em conta as horas a que chego a casa, sempre com níveis de cansaço muito elevados.

A obra narra a história de um casal de arqueólogos excêntricos e aventureiros que a paternidade sujeitou a uma vida luxuosa mas aborrecida na Inglaterra dos finais do século XIX. No entanto, o apelo de um túmulo recentemente encontrado, em que o responsável da escavação morreu vítima de uma suposta maldição, foi mais forte e decidem aceitar o convite da viúva para prosseguir com as escavações. No Egipto as mortes sucedem-se e a intriga adensa-se mas no final, como não poderia deixar de ser, o verdadeiro assassino é descoberto.

A fórmula usada pela autora é bastante simples, o livro tem todos os ingredientes para cativar e prender uma pessoa, embora tenha sentido muitas vezes que não estava a ser escrito realmente nada de novo e o final se tenha revelado demasiado previsível.

Ainda assim, este livro proporcionou-me boas horas de entretenimento com o bónus de aumentar ligeiramente os meus conhecimentos sobre a civilização egípcia.

5 comentários

  1. maria besuga said,

    Junho 19, 2009 às 6:12 pm

    Mesmo quando no fim chegamos à conclusão de que não nos deram nada de novo, se não os interrompemos é porque de alguma forma ou por alguma razão nos prenderam. Quando assim é vale a pena. Às vezes, raramente (mas já me tem acontecido), deixo a meio um livro. O problema é que nem sempre consigo voltar a ele e isso chateia-me. Gosto de livros, pronto!… gosto de lhes perceber o sentido.
    Os livros são esse entusiasmo.

    Um abraço

    • tanialucas said,

      Julho 25, 2009 às 1:51 pm

      Para Maria besuga

      Gostei bastante do teu comentário e sim, ao nos prenderem, os livros já nos estão oferecer algo de especial…

      Abraços
      Tânia Lucas

  2. Maria said,

    Julho 15, 2009 às 4:59 pm

    Li este e o primeiro da colecção há uns anos e tb gostei bastante 🙂 já agora aconselho-te a leres o primeiro que conta como o casal se conheceu e tudo começou!

    Beijinhos!

    • tanialucas said,

      Julho 25, 2009 às 2:00 pm

      Para Maria

      Por acaso quando li o livro, fiquei muito curiosa relativamente à maneira como eles se conheceram, porque no inicio a personagem principal fala um pouco disso :p Fica registado na minha lista de futuras aquisições :p

  3. djamb said,

    Agosto 26, 2010 às 9:46 am

    Deve ser interessante, fiquei curiosa! 🙂


Deixe uma Resposta

