“África Minha” de Karen Blixen

Um dos últimos livros que li foi “África Minha” de Karen Blixen. Esta obra reúne as memórias de Karen, durante o período em que geriu uma fazenda em África, na região das montanhas Ngong, longe da sua terra Natal na Dinamarca. Devo dizer que nunca vi o filme razão pela qual a minha opinião é puramente literária.

Em relação ao livro, fiquei desiludida, não propriamente porque o livro fosse mau, mas porque estava à espera de algo completamente diferente. Comecei a ler o livro depois de “Pássaros Feridos” e, à semelhança desta obra, pensava que ia encontrar uma história de amor épica, em que apenas se alterava o cenário para o continente Africano (sim, às vezes ou um bocadinho lamechas, mas só muito de vez em quando :p). Nada mais longe da realidade. “África Minha” não tem romance (ok, talvez um bocadinho…). Tem sim pequenos episódios da vida Africana, que podem parecer-nos a nós, europeus, excêntricos, mas que não estão mais errados do que a nossa própria realidade. Transporta-nos para uma África simples e complexa ao mesmo tempo. A vida, a morte, o destino, a dor, a magia, interligam-se tão profundamente como se se tratassem de uma única massa que envolve todos os habitantes da savana (e das montanhas), homens e animais, num elo que os une e separa.

Há episódios que nos marcam mais que outros. Na minha memória ficou o do rapaz deficiente que Karen adoptou e que empregou como cozinheiro, pela sua peculiar forma de viver com as suas limitações e das incorporar na sua própria visão da vida. Também gostei da gazela meio humana, que faz diluir a fronteira entre o humano e animal e emocionou-me descrição da sepultura do seu amante. Mas definitivamente, a minha parte preferida foi aprender a desenhar cegonhas de uma forma muito engraçada.

Resumindo, apesar do meu desapontamento, penso que é um livro que vale a pena ler. Apesar de nunca ter estado em África, fiquei com uma ideia do que poderá ser viver neste continente misterioso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: