“Histórias da Roça” por Fernando Reis

ImagemUm dos meus sítios preferidos em Lisboa é a Fábrica Braço de Prata, onde já passei muitos bons momentos. E um desses momentos foi uma das noites dedicadas a Cabo Verde onde descobri no meio de livros usados, numa bancada no corredor, a “Histórias da Roça” de Fernando Reis por apenas 1 €.

Numa altura em que ainda estava a recuperar dos efeitos secundários de ter feito voluntariado em S. Tomé e Príncipe (leia-se umas saudades arrasadoras e uma vontade de voltar que só quem já la viveu compreende), este livro foi um bom piscar de olhos do destino 😉

O livro foi escrito na década de 70 e inclui vários contos passados na ilha de S. Tomé que (e são palavras do autor não minhas) ora se revela um inferno verde de onde e impossível fugir, ou cria um feitiço sobre os expatriados de tal forma que os mantém presos àquele mundo.

A forma de escrita não é particularmente interessante, os contos são muito simples e quase infantis, mas foi bom reviver lugares e sensações que só se vivem em S. Tomé.

Tive também o bónus de o livro vir com uma dedicatória, algo que me faz sempre sonhar com as vidas que o livro já viveu antes de mim:

“Ao distinto jornalista Arnaldo Neves, um amigo que o destino me deu, estas Historias da Roça, a bordo do “Infante Dom Henrique”, algures, no Golfo da Guiné, em 1/7/1970, com um abraço…

*uma assinatura que não consigo identificar.

Ainda procurei na Internet pelo “distinto jornalista Arnaldo Neves” mas parece que a historia não o tratou com tanta deferência como o seu amigo 😉

Termino com a minha passagem favorita do livro, uma vez que me revejo muitas vezes nas palavras desta personagem:  “(…)- Isto parece feitiço mulher! Anda-me esta lembrança do mato, do calor, do mar, daquela terra, tudo a bulir-me cá dentro, e, por mais que faça por esquecer, cada vez me lembro mais!(…) ”

1 Comentário

  1. Manuel Carneiro said,

    Agosto 30, 2013 às 4:19 pm

    O meu nome é Manuel Carneiro e fiquei muito contente ao encontrar uma referencia ao livro Histórias da Roça e do seu autor Fernando Reis. Conheci o autor na sua casa em Algés e tenho também um livro com dedicatória, oferecido pelo Sr. Fernando Reis no dia que o visitei na sua residência.


Deixe uma Resposta

