“A Sombra do Vento” por Carlos Ruiz Zafón

Acabei há pouco “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón, uma obra absolutamente fantástica…

Daniel Sempere, um jovem sem mãe, nascido na época após o fim da Guerra Civil espanhola, mora com o seu pai, um alfarrabista, na cidade de Barcelona.
Um dia, o pai leva-o ao cemitério dos livros esquecidos, um armazém, guardado por um velhote com cara de diabrete que encerra no seu interior todos aqueles livros que o mundo esqueceu. Daniel tem ainda a oportunidade de escolher um livro, um qualquer, por ser esta a sua primeira visita a este lugar. O Jovem escolhe “A Sombra do Vento” de Julian Carax, um livro que o deixa fascinado desde o primeiro momento e pelo qual começa a nutrir uma verdadeira obsessão. Procura então outras obras deste autor e descobre que não existem pois uma personagem misteriosa dedica-se a queimar todos os exemplares escritos por Julian Carax. Aguçado pela intriga Sempere procura desvendar a história sobre este autor misterioso, que embora nascido em Barcelona morava em Paris, ganhando a vida como pianista num bordel.

Devo dizer que este livro tem tudo o que uma boa história deve ter: um mistério por desvendar, romances temporalmente dispares mas historicamente paralelos, personagens carismáticas e pelas quais é impossível não nos apaixonarmos, uma (ou duas) femme fatale e algumas tiradas geniais, vindas da boca de um sem-abrigo desavergonhado e inteligente, tudo isto passado numa cidade maravilhosa como é Barcelona, em ambientes entre o gótico e o noir… Com o bónus de toda a trama se desenrolar em torno do poder dos livros…

O final é perfeito e a explicação de todas as situações extremamente coerente. Um livro que me deixou agarrada desde o primeiro paragrafo (que é o mínimo que se pode dizer de um livro em que, sensivelmente a meio, se pode ler da boca da personagem principal, “Mal eu sabia que daí a uma semana estaria morto”)

Devo dizer que fiquei aos pulos quando li não-sei-onde que este era apenas um de vários livros do mesmo autor tendo como pano de fundo Barcelona.

Repetindo o que já escrevi no post-anterior (e ainda bem que assim é) considero este um livro que ninguém deve deixar de ler.

16 comentários

  1. djamb said,

    Agosto 26, 2008 às 11:30 am

    Optima escolha! Este livro é fantástico, tudo em si cativa de forma muito natural 🙂

  2. tanialucas said,

    Agosto 26, 2008 às 5:12 pm

    Concordo plenamente!

  3. Andreia said,

    Agosto 27, 2008 às 8:58 am

    Já tinha ouvido falar muito de “A Sombra do Vento” muito antes de sequer ter lido o livro.
    Todas as criticas que havia lido se justificaram.
    É um livro com todos os ingredientes necessários para prender o leitor á narrativa: suspense, romance, humor, emoção…gostei mesmo muito!
    A minha personagem preferida foi o Fermin, o tal “sem-abrigo desavergonhado e inteligente” .
    É uma personagem que nos faz rir mesmo nas partes mais tristes da história.
    Um livro sobre a magia dos livros…
    Recomendo vivamente!

  4. Andreia said,

    Agosto 27, 2008 às 9:00 am

    Estou só á espera que chegue a Portugal o novo livro do autor….” el Juego del Ángel”. Só não sei quando…

  5. tanialucas said,

    Agosto 27, 2008 às 11:35 am

    Para Andreia:

    O meu personagem preferido também foi o Fermin, embora também tenha gostado muito do próprio Julian Carax…

    É de facto “um livro sobre a magia dos livros…”

    Obrigada por deixar o nome da próxima obra do autor… espero que não demore a ser traduzido… Até porque me parece que Carlos Ruiz Zafón conquistou muitos admiradores portugueses 🙂

    Cumprimentos
    Tânia Lucas

  6. raquel said,

    Setembro 24, 2008 às 7:49 pm

    EU AMEI ESTE LIVRO .é simplesmente fantástico

  7. DIANA said,

    Setembro 29, 2008 às 4:46 pm

    ESTOU COMEÇANDO A LER O LIVRO A SOMBRA DO VENTO,ESPERO QUE SEJA TÃO EMPOLGANTE QUANTO O LIVRO “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”ESPERO QUE ESTE LIVRO ME ENSINE ALGUMA COISA…
    BJKZ

  8. ...Lú... said,

    Outubro 12, 2008 às 9:07 am

    É, sem dúvida, um livro fantástico!!!
    O “El juego del angel” que tive que ler em espanhol, porque não aguentava esperar pela edição em português que só vai sair este mês… é melhor ainda… amei, amei!!!
    E, sim, os livros dele têm em comum o facto de serem passados em Barcelona… numa atmosfera envolvente… absorvente… neste momento estou a ler o “Marina” (uma das suas primeiras obras juvenis) e é… absolutamente imperdível!!!

  9. Vitória said,

    Novembro 7, 2008 às 6:56 pm

    Ai eu to muito querendo comprar esse livro, estou só esperando uma promoção do Submarino, pq preços de livros são absrudos nas livrarias.
    entre no meu blog, tb dou dicas de livros e falo sobre os que estou lendo, mas ele está apenas no comecinho, ainda estou precisando de um pouco de propaganda hehe
    vitoriabernardi.wordpress.com/

  10. tanialucas said,

    Janeiro 3, 2009 às 12:33 pm

    Para Raquel, Diana, Lu e Vitória:

    Parece que todos concordamos que este livro é simplesmente fantástico, aproveito e deixo um conselho, serve também de óptima prenda de anos, mesmo para pessoas que não têm o hábito de ler… pelo menos já o ofereci a duas pessoas e o resultado foi bastante positivo :p

    Lu: Não sabia que este autor escrevia também livros juvenis, mas ainda bem que me avisas! Já estão na minha lista de compras literárias :p

    Cumprimentos
    Tânia Lucas

  11. Claudia said,

    Novembro 5, 2009 às 11:26 pm

    A sombra do vento……
    Fiquei fascinada ….agora quero ler Marina…..

  12. diana said,

    Novembro 9, 2009 às 4:55 pm

    ola.

    qero so dizer qe so agora é qe começei a ler o livro por indicação de uma funcionaria do el corte ingles e estou adorar espero acabar de o ler rapidamente para ir ler “o jogo do anjo”…

    nao percam estes livros pois devem ser fantascitos…

    • vanessa alexandra santos ribeiro said,

      Fevereiro 19, 2010 às 6:01 pm

      É um livro muito bom sim.
      realmente é um livro que desdo primeiro paragrafo prende nos por completo.

  13. vanessa alexandra santos ribeiro said,

    Fevereiro 19, 2010 às 5:58 pm

    a sobra do vento é como um cair da noite
    que iluminado o dia, se tarnsforna num caminho de seda.

  14. davi said,

    Fevereiro 21, 2010 às 6:50 pm

    a sombra do vento é um daqueles livros que mexe com a gente comovente e inesquecivel

  15. samantha said,

    Setembro 5, 2010 às 4:33 pm

    adorei o livro .. minhas maos suavam a cada acontecimento eletrizante
    o personagem que eu mais gostei foi o da Penelope… fikei triste com o fim dela…
    e amei de paixao mesmo o Julian Cracax, e eh claro que Deniel fascina a todos…
    uma otima historia.. livros assim so O MENINO DO PIJAMA LISTRADO , O CAÇADOR DE PIPAS, e A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS.
    livros otimos que recomendo a todos


Deixe um comentário